Nova Irmandade

Condessa do Rio Novo

Nesta sexta-feira, véspera de completar 139 anos do falecimento da Condessa do Rio Novo, visitamos a Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro Cantagalo, em Três Rios. Ali, supostamente a nossa benfeitora foi sepultada em 1882, quando deixou todas as suas terras para seus familiares e escravos.



Aproveitamos e doamos XX cestas básicas para a população carente que vive no entorno da Capela. Dali seguimos para o Asilo Metodista da mesma cidade, onde doamos mais 312 pacotes de fraldas.



Marianna Claudina Barroso de Carvalho, a Condessa do Rio Novo, faleceu em 05 de junho de 1882, deixou em testamento a fazenda Cantagalo para a obra assistencial que planejou em Paraíba do Sul, a Casa de Caridade, mas recomendou que “as terras próximas à Estação de Entre-Rios”, poderiam ser aforadas para os que ali quisessem residir. Com essa recomendação, garantiu recursos perpétuos para a sua obra social que hoje é administrada pela Irmandade Nossa Senhora da Piedade.



Para quem desejar conhecer mais do legado da Condessa, uma exposição acontece até este sábado (05) no Educandário, em Paraíba do Sul, com fotos e artigos da história da benfeitora.


Publicado em 04/06/2021, por Irmandade Nossa Senhora da Piedade

compartilhe

Nova Irmandade

Acesse sua conta de email abaixo