Nova Irmandade

HNSP participa pela primeira vez do movimento “O que importa para você”

Uma das diversas mudanças implantadas pela nova Provedoria da Irmandade Nossa Senhora da Piedade para o Hospital N. S. da Piedade foi colocar como meta a humanização do atendimento. A diretora de Enfermagem, Taís Lélis, propôs ao Grupo Gestor uma nova ação de um movimento mundial que coloco o paciente no centro do cuidado, o: What Matters to You ou “O que Importa para Você” como é conhecido no Brasil.



Celebrado anualmente no dia 6 de junho, o movimento inverte a pergunta mais comum feita à pacientes quando se deseja descobrir o que há de errado, os profissionais de saúde procuram descobrir o que é importante naquele momento.



Iniciado nos Estados Unidos e na Escócia em 2010, o movimento foca em compreender o que é importante para o paciente e, na medida do possível, priorizar a realização do que importa. Parece simples, e realmente é. Porém a mudança de postura faz a diferença para os pacientes e colaboradores. A aproximação e humanização entre equipes assistenciais e pacientes é notável quando se pergunta e ouve o que realmente importa para os pacientes.



Emoção dos pacientes



No HNSP o movimento foi liderado pela enfermeira Taís Lélis e rende histórias emocionantes.



A paciente Dalva Carvalho, de 88 anos e internada há três dias com suspeita de AVE deseja apenas uma maquiagem e um batom. Foi atendida e teve seu dia mais feliz.



Para João Oliveira, internado há quatro dias com pneumonia um frango assado fez a diferença, pois segundo o paciente, “fazia um tempão que não comia sua comida preferida”, disse o senhor de 84 anos.



Com dores abdominais, Tereza Cristina de Oliveira, de 55 anos, só queria ver o netinho, “ele é meu xodó”. A equipe do HNSP entrou em contato com a família e conseguiu a visita, amenizando a tristeza da paciente.



Muitos pacientes das unidades de internação só desejavam a substituição da sopa noturna por um jantar. A equipe do Serviço de Nutrição e Dietética caprichou e todos foram atendidos.



Emoção da equipe



Além de tornar mais humano o atendimento, tornando possível o que realmente importa para os pacientes, o movimento faz a equipe repensar na importância de seu papel no dia a dia do hospital.



– Este foi o primeiro ano de muitos! Cuidar vai além da patologia e sim estar perto e ouvir suas angústias, aliviar o coração e a mente. Estou muito feliz e tenho orgulho em fazer parte da equipe do HNSP – relatou Érica Pedroso, que participou do “O que importa para você” deste ano.



A responsável pelo setor mais acionado do dia, a nutricionista Rúbia Guimarães do SND, falou da gratidão em participar do movimento: “Foi um dia muito corrido na cozinha, com mudança de rotinas, mas a recompensa foi gratificante demais, ver o rosto dos pacientes recebendo a alimentação que foi pedida não tem preço”, disse.



 A responsável em levar o movimento para o HNSP, a gerente de Enfermagem relatou a experiência dessa estreia do “O que importa para você” na unidade:

– Esse movimento é maravilhoso e deve ser praticado sempre. O cuidado com o paciente vai além de fazer o curativo, dar o remédio, fazer os exames e etc. Os pacientes são o bem mais precioso do hospital e poder oferecer o que realmente importa para eles é gratificante. Focar no cuidado físico é nossa função, mas a saúde mental e o bem-estar deles é também e suma importância para sua recuperação. Fazer a diferença na vida de cada um é o que nos move todos os dias, só tenho a agradecer ao Grupo Gestor por ter acatado a ideia e a equipe maravilhosa que entendeu o movimento e nos ajudou a realiza-lo – finalizou Taís.


Publicado em 11/06/2018, por Hospital Nossa Senhora da Piedade

compartilhe

Nova Irmandade

Acesse sua conta de email abaixo